Ora bem antes de começar deixem-me só situar-vos.
Eu, Pedro Thomaz. Fotografo profissional... de profissão, era patrocinado pela SIGMA Portugal até há cerca de 1 mês.
Eu, Pedro Thomaz. Fotografo profissional... de profissão, era patrocinado pela SIGMA Portugal até há cerca de 1 mês.
Então porque isso terminou?
Historia comprida... Para mim um patrocínio resume-se a duas partes/entidades que gostam do trabalho/produto um do outro e concordam ajudar-se mutuamente com algo que seja benéfico para ambas as partes. Com as coisas bem estipuladas, sem ninguém deixar de falar (ghosting 👻) e afins. Uma relação de respeito.
Pretty simple right?
Pretty simple right?
NO!
Ora bem. Story time. 📖
A história com a SIGMA começou muito bem (em abril de 2024). Gostaram imenso do meu trabalho (daí o patrocínio... duh). Logo na primeira reunião que tive com eles, trouxe 2 lentes (e aqui foi o primeiro erro da minha parte... mais sobre isto mais tarde (ver #1 abaixo)) e tudo correu bem! Trouxe uma 85mm e uma 50mm. Os meus sweet spots. Vim todo contente para Leiria.
Parece tudo bem certo? Certo! Então porque passados 8 meses desisti (e sim fui eu que desisti) de ser patrocinado pela SIGMA?
Vamos então aos problemas!
1- No dia que trouxe as lentes deram-me 15 dias com elas. Eu quando fui reunir com eles não sabia que iria trazer logo as lentes, e não sabia de todo que "só" iria ter 15 dias com elas. Não querendo parecer exigente, mas os outros patrocínios que tenho (o mais notável sendo a H&Y Filters) dão-me os equipamentos. Nunca tenho de os devolver. Eu, cometi um erro, ao presumir que iria ter lentes à borla, ou vá, pelo menos 1 mês com elas para poder organizar sessões e entregar bom conteúdo. Nope. 15 dias. E isso fez com que eu tivesse 2 lentes SIGMA comigo, e 0 sessões marcadas naquela altura (até porque era altura de chuva!!).
2- Depois de entregar os primeiros 2 trabalhos, tive muita dificuldade em falar com eles. Não respondiam a emails. Não respondiam a whatsapps (que foi por esse meio que começamos a falar e combinamos continuar a falar)... etc etc. Não havia contacto da parte de lá. Tive mais de 6 meses (com mais de 4 contactos da minha parte - emails e mensagens whatsapp em dias diferentes) sem qualquer resposta da SIGMA. Agora ao terminar explicaram-me que é porque aceitaram muita gente (gente a mais maybe??) e não tinham tempo para todos. Faz sentido? Nenhum. Aceitaram gente a mais e não tinham equipa para gerir isso. E peço desculpa, mas alguns dos trabalhos que vi de "sponsored by" são num dia bom... de qualidade questionável para o padrão esperado. Falo de "erros" básicos como o sujeito desfocado (e não, não era efeito artistico de blur/bokeh) e outros erros que claramente não eram propositados/escolha artistica. 😅
3- Só me responderam quando quis comprar lentes através deles 😒. Ate lá tenho vários emails sem resposta e o mesmo com whatsapps. Assim que falo em "queria comprar uma SIGMA XYZ" responderam-me logo? Coincidência? I think not. PS: Acabei por comprar o meu material SIGMA, mas mandei vir de fora. Não vou estar a dar dinheiro a quem não me apoiou durante vários meses quando disse que o faria. 🤷♂️
4- Uma das coisas que me foi "apontado" foi que trabalhava muito com marcas, e como tal o meu trabalho era "pouco partilhavel". Fair enough... Não fosse um embaixador deles, fazer grande parte dos trabalhos com marcas automoveis (que por acaso eu também trabalho com). Estranho não? As minhas fotos da marca X são pouco partilhaveis. As fotos do embaixador Y da marca X já são partilhaveis (e inclusive estão no site da marca... #makessense). 😵💫
Basicamente tivemos numa relação em que não estávamos no mesmo pé. Eles cheios de trabalho para conseguir chegar a toda a gente que aceitaram patrocinar, e eu como "sponsored by" sem qualquer resposta e sem saber o estado da nossa relação.
Tive nesse tempo alguns trabalhos muito high end que poderiam ter dado ótimo conteúdo para a SIGMA mas como nunca tive resposta deles, nunca tive mais lentes deles nas mãos, nunca mais entreguei conteúdo.
Tive nesse tempo alguns trabalhos muito high end que poderiam ter dado ótimo conteúdo para a SIGMA mas como nunca tive resposta deles, nunca tive mais lentes deles nas mãos, nunca mais entreguei conteúdo.
E agora?
Ora, devido a todos esses problemas vou ser (muito mais) selectivo com as marcas que me patrocinam. Neste exacto momento estou a falar com 3 grandes marcas que qualquer fotografo conhece que têm interesse em patrocinar-me. Mas só aceito se os termos forem diferentes.
Meaning: Aprendi com a minha asneira em confiar sem me proteger de uma forma melhor.
Moving on, continuo a trabalhar com os meus clientes, a tentar arranjar novos clientes e a fazer a vida de "fotografo normal". 😉 A tentar fazer colaborações, aulas, etc e claro, a trabalhar novos sponsors e afins para melhorar a qualidade do meu trabalho.
E porque estou eu a contar esta historia?
Não é para bater na SIGMA. Não é para me armar em coitadinho.
É apenas para que outros fotógrafos que leiam isto tenham um filtro melhor do que aquele que eu tive quando comecei o patrocínio com a SIGMA de forma a não se queimarem.
Nada contra a SIGMA. Continuo a gostar imenso do material que fabricam/vendem/importam/wtv, é das minhas marcas preferidas de lentes e vai continuar a ser desde que continuem com o ótimo trabalho.
Nada contra a SIGMA. Continuo a gostar imenso do material que fabricam/vendem/importam/wtv, é das minhas marcas preferidas de lentes e vai continuar a ser desde que continuem com o ótimo trabalho.
NOTA:
Mais uma vez menciono, nada contra a SIGMA, nem contra a equipa da SIGMA Portugal. "É feio" nunca responderem? É. Mas eu percebo que também tenham cometido um erro em aceitar muita gente (não faço ideia quantas pessoas é "muita gente"). Mas isto não é um texto "anti-SIGMA", é um texto "Tenham atenção aos sponsors".
Mais uma vez menciono, nada contra a SIGMA, nem contra a equipa da SIGMA Portugal. "É feio" nunca responderem? É. Mas eu percebo que também tenham cometido um erro em aceitar muita gente (não faço ideia quantas pessoas é "muita gente"). Mas isto não é um texto "anti-SIGMA", é um texto "Tenham atenção aos sponsors".